Blog

Como se destacar diante da concorrência com pequenas inovações

Quando se fala em inovação, o que você pensa? Inovação é tudo aquilo que é novo, algo que nunca foi encontrado antes dentro de determinado mercado. Ao contrário do que a maioria pensa, a inovação não são só grandes avanços da tecnologia, ela faz parte de pequenas novidades de grandes e pequenas marcas. Se uma marca lança uma nova funcionalidade para um produto que já estava no mercado, é inovação. Muitos empreendedores têm medo de pensar em como criar inovações, por isso, resolvemos simplificar esse pensamento e oferecer dicas de como se destacar diante da concorrência com pequenas inovações.

Mas antes de você pensar em formas de se diferenciar dos concorrentes, é preciso entender algumas coisas. Confira.

Saiba como seu consumidor se comporta

Para criar novidades no mercado, é necessário entender como o consumidor final se comporta, pois é ele que vai utilizar seus produtos e/ou serviços.

O ideal é que não seja por aquelas pesquisas comuns, mas sim observando cada comportamento, até mesmo o que seus clientes não são capazes de observar, aquelas ações que você sabe que eles fazem e que sua nova criação pode ajuda-los a ter mais funcionalidade nesses atos.

Passo 1: observe como as pessoas se comportam no dia a dia.

Passo 2: pense em como aqueles comportamentos poderiam ser mais ágeis com alguma nova função.

Passo 3: imagine como seus produtos ou serviços podem ajudar aquelas pessoas.

Passo 4: comece a criar novas ideias de como você pode ajudar as pessoas a facilitar suas vidas.

Passo 5: faça uma reunião de ideias com outras pessoas que agreguem valor ao seu negócio e veja a opinião delas e outras sugestões, para que tenham uma visão mais ampla do mercado.

Antes de pensar em criar inovações, se atente aos detalhes

Após observar o comportamento do consumidor final, fique atento aos detalhes. Como eu disse anteriormente, a inovação está presente também em pequenas mudanças, não só em grandes lançamentos na área tecnológica.

Vou te dar alguns exemplos.

Quanto tempo demorou até vermos esses carros cheios de tecnologia andando nas ruas?

Como se destacar diante da concorrência com pequenas inovações

Esses são os mesmos modelos com muitos anos de diferença. Isso porque eles não foram lançados de repente, foram com pequenas inovações ano após ano até chegar nesses modelos que vemos hoje. Com alterações no freio, nas pinturas, nas rodas etc, foram se formando os carros confortáveis e inovadores que vemos hoje.

E o que falar dos modelos de iPhone?

Como se destacar diante da concorrência com pequenas inovações

Antes de a Apple anunciar grandes inovações, eles fazem pequenas mudanças que auxiliam no dia a dia dos consumidores. Para chegarem onde estão, foi preciso muitos estudos no comportamento de seus usuários e atualizações recorrentes no sistema.

Com isso, podemos enxergar melhor as pequenas inovações que fazem parte das estratégias de grandes marcas e que podem ser aplicadas à sua.

Agregue valor ao seu produto

Se você tem um produto ou serviço que vende muito bem e pensa que “time que está ganhando não se mexe”, não precisa necessariamente mexer e mudar todo o conceito, pode agregar algum tipo de valor a ele.

Por exemplo: se você tem uma academia e percebeu que um concorrente chegou, comece a fazer ações diferentes agregando valor à matrícula que os alunos fecharem, mas pense em algo diferente que a concorrência ainda não faz no seu mercado, para atrair a atenção do maior número de alunos possível. Pense em algo útil que tornaria a vida dos seus clientes muito mais prática e funcional.

Não tenha medo das mudanças

Se ficar muito tempo pensando com medo de mudar, seu concorrente pode chegar e fazer. Vale a pena investir em inovação para se diferenciar das demais marcas. Mesmo que seu negócio vem lucrando, ele pode lucrar mais e não deixar de crescer com o tempo. Pense sempre em novas mudanças, porque os consumidores mudam a cada instante e você precisa acompanhar.

Pequenas ações para melhorar a vida de seus clientes já vai fazer com que os fidelize à sua marca e é um grande passo a frente da concorrência.

O jeito certo de se destacar no seu mercado, é inovando nas pequenas ações e comportamentos, não fique preso à ideias de inovações tecnológicas impossíveis dentro de sua estrutura, faça seus clientes se sentirem motivados a adquirir seus produtos e serviços agregando valor e se atualizando sempre que der.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 13 =

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis
velik © 2022 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESENVOLVIMENTO E PERFORMANCE PROSPECTA DIGITAL
envelopemenuchevron-down