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Vídeos: a renovação dos conteúdos de valor para você começar a fazer e perder a vergonha de gravar

Como podemos ver, as redes sociais que estão mais crescendo ultimamente são aquelas cheias de vídeos, como o Instagram e o TikTok.

E a verdade é que, os algoritmos estão tornando os conteúdos em vídeos mais relevantes do que as imagens, pois essa é a tendência de comportamento dos usuários.

Está cada vez mais frequente o nascimento de um novo visualizador árduo de vídeo, independentemente de sua geração. Hoje, temos desde crianças até idosos gravando vídeos com a intenção de viralizar e participar do dia a dia dos usuários.

Além de ser uma novidade na vida de quem acompanha as mídias, é também uma tendência no mundo do marketing, isso porque as marcas têm se adaptado a esse novo estilo virtual para conquistar a atenção de clientes.

Apesar de ser uma das melhores ações para se fazer atualmente na internet, acaba sendo um empecilho na vida de quem trava quando aparece na frente das câmeras ou de quem tem bloqueio criativo na hora de pensar fora do mundo das imagens estáticas. Para isso, é precisar criar alguns hábitos e colocar as ações em práticas.

No conteúdo de hoje, vou te mostrar como se enquadrar nessa tendência e ganhar de vez o olhar de seus atuais e futuros clientes.

Por que os vídeos estão fazendo sucesso?

A era dos conteúdos começou já faz um tempo. Você já deve ter se deparado com vários perfis ensinando como engajar seguidores com dicas em imagens únicas ou carrosséis, né?! Mas a verdade é que esse tipo de estratégia está devidamente saturado para a maioria dos usuários.

São muitas marcas, pessoas e afins criando conteúdos de uma só vez e na maioria das vezes os assuntos são os mesmos, nada muda.

Muito conteúdo superficial para usuários com sede de aprender de maneira diferente.

Claro que os conteúdos em imagens não acabaram, muito menos os textos (até porque você já leu boa parte do meu texto, né?! rs), mas é preciso inovar e renovar de acordo com o que seu público-alvo está consumindo. É por isso que os vídeos estão bombando.

Eu chamo isso de renovação. Os conteúdos têm os mesmos objetivos, mas agora são transmitidos de maneira renovada.

Vídeo é o jeito renovado de passar conteúdos de formas rápidas, descontraídas e profundamente dinâmicas, onde os usuários conseguem passar horas assistindo diversos assuntos sem se cansarem.

As grandes mídias estão investindo pesado nesse novo formato, sendo assim, os algoritmos tendem a entregar mais visualizações aos vídeos.

Como encaixar as marcas no que os usuários assistem?

Primeiro passo: descubra o que seu público assiste. Isso mesmo, não é porque a maioria dos usuários gostam de consumir determinado tipo de conteúdo que os seus clientes também vão ter paciência de assistir. (lembra dos assuntos superficiais e saturados? Por isso, não deixe seus vídeos caírem na mesmice também.).

Faça uma pesquisa no seu mercado, anote suas ideias e determine os assuntos a serem abordados.

Minha dica é: adapte seus conteúdos mais profundos para modelos que estão viralizando.

Observe o exemplo abaixo de uma empresa que atua no mercado B2B:

https://www.tiktok.com/embed/v2/6951179445713603845?lang=pt-BR&referrer=https%3A%2F%2Fwww.velik.com.br%2F2021%2F07%2F08%2Fvideos-a-renovacao-dos-conteudos-de-valor-para-voce-comecar-a-fazer-e-perder-a-vergonha-de-gravar%2F

A Resultados Digitais é uma empresa séria de software para marketing e vendas, mas acabou se adaptando às tendências de conteúdo.

Eles fazem vídeos descontraídos que acabam engajando os clientes e mesmo assim, agregando conhecimento a eles.

Olhe outro exemplo, mas agora do Guaraná Antarctica, que atinge o consumidor final (B2C):

https://www.tiktok.com/embed/v2/6982575837434350853?lang=pt-BR&referrer=https%3A%2F%2Fwww.velik.com.br%2F2021%2F07%2F08%2Fvideos-a-renovacao-dos-conteudos-de-valor-para-voce-comecar-a-fazer-e-perder-a-vergonha-de-gravar%2F

Eles optaram por usar um influenciador numa estratégia extrovertida, mas que no fundo está agregando valor à marca e conquistando o coração dos clientes.

Então, busque conhecer a fundo seu público-alvo e também descobrir os conteúdos mais assistidos mundialmente. Depois, adapte suas estratégias e colha os resultados.

“Tenho vergonha de gravar, e agora?”

Se seu principal obstáculo for o medo do que as pessoas vão pensar, pare agora mesmo com isso, porque sua marca – seja ela pessoal ou empresarial – é motivo para você se orgulhar e fazer com que seus sonhos se realizem.

Se mesmo pensando assim você ainda não consegue aparecer na frente das câmeras, vamos lá…

1º passo: domine o assunto que você vai falar. (aquela pauta que você passaria horas falando e ainda teria coisas a acrescentar.).

2º passo: grave quantas vezes for necessário e assista seu vídeo para encontrar possíveis falhas. (mesmo que seja constrangedor, não deixe de assistir seus próprios vídeos para ter uma visão ampla de melhorias).

3º passo: não é necessário você aparecer com seu rostinho lá. (uhuuuul). Isso mesmo. Se você vende produtos ou até mesmo serviços, coloque eles como atração principal. Use sua criatividade para que suas fontes de lucro ganhem destaque. Observe o reels que a Velik fez somente mostrando produtos.

4º passo: desligue o modo “o que será que vão pensar de mim?!” e ative o modo “vou ganhar visualizações, entregar conteúdo de qualidade para meu público e lucrar muito mais do que agora!”.

5º passo: poste seu vídeo.

6º passo: tenha consistência. Não poste uma vez ou outra, é preciso seguir um cronograma e postar sempre, e para isso, crie um planejamento semanal ou mensal a fim de organizar sua rotina e não cair no esquecimento.

A timidez desaparecerá com o tempo e a criatividade aparecerá na mesma proporção em que você for observando e desvendando o que seu público quer e precisa saber.

As melhores plataformas e formatos para você postar

Entre a multidão de novas mídias e novos formatos, você precisa definir as principais para você postar seu conteúdo, aquelas onde seu público está.

Mas, como sou boazinha, já vou deixar separado aqui as principais para facilitar sua vida na hora de fazer a pesquisa de mercado e o comportamento de público.

Anota aí:

Instagram

Reels – vídeos curtos, descontraídos, com músicas e efeitos virais.

Igtv – conteúdo mais explicativo e completo.

Story – compartilhar conteúdos, mostrar bastidores de empresas e criar um relacionamento com os seguidores.

Live no Instagram – conteúdos ao vivo, de preferência ensinando algo e interagindo diretamente com os usuários presentes.

Tiktok

Vídeos curtos, descontraídos, com músicas e efeitos virais.

Live no TikTok – conteúdos ao vivo, de preferência ensinando algo e interagindo diretamente com os usuários presentes.

Kwai

Vídeos curtos, descontraídos, com músicas e efeitos virais.

YouTube

Conteúdo mais explicativo e completo.

Agora também existe o Shorts, mesma função dos stories no Instagram.

Live no YouTube – conteúdos ao vivo, de preferência ensinando algo e interagindo diretamente com os usuários presentes.

Pronto!

Com essas informações você já consegue fazer parte desse mundo virtual que está cada vez mais acelerado.

Não deixe de acompanhar as novidades que rodam o planeta, pois isso pode deixar até o Usain Bolt para trás.

Vai lá, confio em você. Grave seu melhor vídeo e faça seus clientes amarem sua marca.

Confira as nossas soluções de marketing.


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